O jogo

Primeiro de tudo, vamos responder a pergunta que a maioria faz quando tem o primeiro contato visual com o esporte: não existe bola, taco, disco, gol e nenhum outro tipo de objeto. Usamos apenas nosso corpo.

Agora sim, o que é o roller derby?
Esporte feminino, sobre patins quad (aqueles tradicionais, com duas rodinhas na frente e duas atras) com muito contato. Cada time joga com cinco jogadoras: uma jammer, única que pode marcar pontos, e quatro bloqueadoras que tem o dever de abrir caminho para sua jammer marcar os pontos e bloquear o caminho da adversária.
O jogo acontece em uma pista oval, onde as bloqueadoras de ambos os times ficam juntas em um bloco e atrás ficam as duas jammers. Ao som do primeiro apito, o bloco inicia a patinação e no segundo, as jammers saem em um ritmo mais acelerado. A partir dai a explicação é simples: as atacantes devem passar no meio desse bloco, ultrapassando as adversária de forma legal, marcando um ponto em cima de cada uma. Ao fim do jogo, o time que possuir mais pontos, ganha.

Este vídeo explica, de uma forma bem divertida, o que é necessário saber para jogar roller derby.

Dúvidas frequentes:
  1. Idade - "Sou muito velha para jogar"? Claro que não! No roller derby não existe essa de ser "velha". Existem ligas pelo mundo que possuem jogadoras que já passaram dos 50 anos! E, para aquelas que tem menos de 18 anos, nós apenas precisamos da autorização dos seus pais ou responsáveis.
  2. Não é perigoso? Quando o roller derby surgiu ele era apenas uma corrida de resistência que depois virou uma encenação de brigas, rixas e movimentos exagerados. Em 2005, o esporte foi reformulado e junto vieram as regras e os treinos voltados a prevenção de acidentes. É um esporte de contato, sim, mas é um esporte sério onde não é mais um espetáculo e é por isso que se tem tantos árbitros durante o jogo, a fim de que todas as regras sejam respeitadas. Todas treinam duro toda semana e veem seus ferimentos como troféus.
  3. O que é proibido? Não podemos bloquear utilizando os cotovelos, antebraços e mão, usar a cabeça nem as pernas, criar brigar, acertar jogadoras caídas ou se levantando. Temos áreas específicas de ataque, só podemos acertar as adversária dos ombros para baixo, até a altura do joelho e apenas na parte da frente do corpo.
  4. Quanto tempo dura o jogo? São 60 minutos dividido em 2 períodos de 30 minutos. Em cada período, podemos ter ilimitados jams de, no máximo, 2 minutos cada.
  5. Posso usar patins inline (aqueles de rodas enfileiradas)? Não. Desde a invenção do roller derby em 1930, tem sido tradicionalmente em cima de “Quad Speed”, sendo o modelo ideal os patins sem salto e de cano curto. O quad promove maior estabilidade e controle da direção, além de reduzir as chances de uma patinadora esbarrar nos patins da outra.
  6. Por que usam fantasias? Para quase totalidade das jogadoras, o visual é a parte crucial do esporte, desde suas maquiagens até ao mínimo detalhe no cadarço dos patins, e, claro, sem contar as tattoos e piercings! Por não haver distinção de gordinha, magrinhas, altonas, baixinhas, essa democracia faz com que muitas mulheres extravasem nesse aspecto, onde se torna, para algumas, aquela válvula de escape.
Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco: contato@craniumbasherdolls.com

 
  • Cranium Basher Dolls © 2012 | Blog desenvolvido por SATURN - design & publicidade
    Gabriel Zago