Rolamentos - Parte I

Patinar é muito bom. Exercita e define os músculos, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, fortalece os ossos, músculos, tendões e ligamentos e, além de muitos outros benefícios, também nos oferece a sensação de bem estar. Mas, você tem cuidado bem dos seus patins?

Para conhecer um pouco mais sobre seus companheiros, vamos falar sobre rolamentos: o que é, quais os tipos e como cuidar deles. Por existir uma vasta quantidade de informações sobre rolamentos, dividimos o assunto em três partes.

PARTE I – mecânica dos rolamentos

Você já se perguntou de que maneira as rodas dos patins giram tão fácil e silenciosamente? Isso é graças ao rolamento.
Rolamentos são partes móveis que auxiliam no melhoramento do deslocamento. A lógica é simples: se os objetos deslizassem, ao invés de rolar, seria muito mais trabalhoso por se ter mais contato com o solo, "segurando-os" no chão. Os rolamentos reduzem o atrito entre os objetos, através de rolos ou esferas que sustentam a carga, permitindo que o dispositivo gire suavemente.

Rolamento de esferas

Nos patins, utilizamos apenas rolamentos de esferas e, explicando de forma rápida, podemos afirmar que o contato entre as esferas e os anéis de rolamento (veja na imagem acima) é um ponto muito pequeno, o que reduz o atrito, logo, ocasiona rotação mais suave e alta precisão. Existem modelos que utilizam rolos, porém, por terem mais contato com os anéis, eles são utilizados em casos onde se necessita de maior resistência a impactos e torques e não são indicados a necessidade de adquirir velocidade.

Além disso, temos dois tipos de selagem: removíveis - podendo ser de borracha ou de metal com anel - e os não removíveis. Abaixo listamos as siglas que indicam o tipo de cada selagem. Lembrando que os rolamentos podem vir com apenas um lado fechado com selagem e o ideal é sempre ter dos dois lados.
Da esquerda para direita: Selagem de borracha, metal não removível e metal removível com retenção de anel. 
Selagem de metal não removível
-1 escudo – type Z
- 2 escudos – type ZZ
Selagem de metal removível com retenção de anel
- 1 escudo – type Z
- 2 escudos – type ZZS
Selagem de borracha removível (sem contato)
- 1 selagem – RS
- 2 selagens – 2RZ
Selagem de borracha removível (leve contato com anel interno*)
- 1 selagem – RS
- 2 selagems – 2RS

* Vedações de borracha que têm contato leve com o anel interno são um pouco melhores do que o fechamento de outros modelos, porque eles oferecem maior proteção contra a contaminação e são melhores em manter a lubrificação no rolamento.

Existe uma crença de que se retirarmos as selagens, os rolamentos terão um melhor funcionamento. Isso não deve ser feito, pois são elas que seguram o lubrificante dentro do rolamento e permitem que a sujeira se mantenha fora. Esse é o mesmo motivo pelo qual devemos comprar sempre rolamentos com selagem em ambos os lados.

Na próxima parte do post, vamos falar sobre manutenção de seus rolamentos.

Ficou com alguma dúvida? Mande-nos um email: contato@craniumbasherdolls.com

2 comentários:

 
  • Cranium Basher Dolls © 2012 | Blog desenvolvido por SATURN - design & publicidade
    Gabriel Zago